quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Como tratar ralados. Pois é, me ralei...

Sagan descendo forte no Tour - Foto: Watson. cyclingweekly.co.uk
Vinha rápido em um trecho reto de pequeno declive. Numa comercial aqui do Plano. Um carro tinha diminuído pra eu passar e pra agilizar o trânsito, acelerei mais um pouco. Lá embaixo um balão (rótula, bambolê ou queijin). Já tinha desligado o gps, nem era disputa de Kom e estava a uns 500 metros de casa. Não vinha carro nenhum do lado direito e eu pensei: Vai Sagan! Nem toquei nos freios de tão confiante. No meio da curva já estava mais pra Valentino Rossi. No meio dessa mesma curva já estava com a sensação de que aquilo não poderia dar certo. No meio dessa mesma curva o pneu dianteiro escorregou. No final dessa curva eu estava arrastando no asfalto esperando tudo parar. Quando tudo parou, levantei rápido para sair do meio da rua. Um cara, de dentro do carro me perguntou se estava tudo bem. Respondi que estava, olhando para a bicicleta, obviamente. Eu estava de pé, devia estar bem mesmo. Depois de ver que estava tudo no lugar (na bicicleta), botei a corrente de volta, e continuei meu caminho. Aí a perna começou a arder.

Rossi. Só que não
Pesquisando em alguns sites sobre ciclismo, achei algumas dicas úteis para se tratar em caso de acidente. Mas eu recomendo fortemente é não tentar fazer curvas igual no Moto Gp em cima de uma bicicleta, os pneus não são parecidos, não vai funcionar, vai por mim!
Resultado

O médico chefe da equipe Sky, Richard Usher dá as dicas:

  • Procure por mais ferimentos (depois de verificar a bicicleta, obviamente!).
  • Pare o sangramento. (Ou as lágrimas, se a bici estiver quebrada)
  • Limpe a ferida com água potável (isso vai doer. Muito)
  • Cubra por 24 horas (vai continuar doendo).
  • Consuma proteina para a recuperação.
  • Continue a pedalar - Loucura de profissional essa, eu achei. Nem imagino subir numa bicicleta agora! Mentira, imagino sim.
Use algum anti séptico e cubra a ferida. "A melhor prática é manter a ferida coberta por pelo menos 24 horas. Uma gaze vai ajudar a manter a ferida limpa." Segundo o dr. Richard.

A recuperação de uma ferida é como a recuperação de um treino. Se você não se alimentar direito ou não descansar bem, pode atrapalhar a regeneração da pele. "Ferimentos podem perder proteína e requerem nutrição adequada, então manter uma boa ingestão de proteína enquanto se recupera é importante."

Logo logo estaremos de volta ao pedal. Assim espero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário